Alfabetização Infantil

Alfabetização Infantil: Processos da alfabetização no desenvolvimento infantil

A Alfabetização Infantil é o processo educativo onde o educando desenvolve as habilidades de leitura e escrita, além da comunicação e o convívio em sociedade por meio de atividades educacionais e lúdicas dentro e fora da sala de aula.

A capacidade de ler e escrever nos primeiros anos é essencial para novas oportunidades para o seu futuro e suas vivências.

Porém, o conceito de alfabetização só se tornou foco dos especialistas na última década e nessa pesquisa podemos citar três tópicos importantes da alfabetização, são esses: processamento fonológico, conhecimento de letras e palavras impressas e linguagem oral.

No processo fonológico a criança cria o discernimento dos diversos sons que as palavras possuem, compreendendo os fonemas, além do princípio alfabético.

Para alcançar a capacidade de leitura inicial, a sensibilidade fonológica e o conhecimento das letras são fatores considerados determinantes.

Quando pensamos no conhecimento das letras, sabemos que elas promovem uma facilitação no processo de alfabetização, isso porque uma das hipóteses sobre tal assunto diz que o nome das letras seria um substituto da memória fonológica que se torna então responsável pela habilidade inicial de ler e escrever, trabalhando decodificação e compreensão.

Alfabetização Infantil: Processos da alfabetização no desenvolvimento infantil

Sobre o terceiro pilar apresentado, as palavras impressas são as aliadas no momento quando falamos dos outros dois fundamentos, principalmente na fase pré-alfabética, quando o educador promove a chance do educando se tornar um leitor combinando o conhecimento de letras com palavras impressas e trabalhando sua fonologia, possibilitando o acesso da criança a uma atividade de compreensão após a decodificação onde primeiro ela aprende a ler para depois ler para aprender.

No livro “A Mediação do Professor na Alfabetização” o professor Luiz Carlos Cagliari diz “quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, de como a criança se situa em termos de desenvolvimento emocional, de como vem evoluindo o seu processo de interação social, da natureza da realidade linguística envolvida no momento em que está acontecendo a alfabetização, mais condições terá esse professor de encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem, sem os sofrimentos habituais”.

Os Pilares do Conhecimento

Apesar de cada aluno ter seus processos isolados de aprendizagem, condizente com sua realidade social e psicológica, entre tantas outras hipóteses que tornam cada aluno especial e único, ao observar esses três princípios, pudemos identificar a necessidade de cada um deles. Baseada ainda na teoria de Ehri (1986;2013) que verificou a hipótese de crianças falantes do português que utilizando-se do conhecimento do nome das letras para associar a escrita e a fala.

Nessa pesquisa foram aplicadas quatro tarefas:

  1. conhecimento do nome das letras;
  2. conhecimento do som das letras;
  3. leitura de palavras;
  4. escrita inventada.

Os resultados pós tarefa sugerem que as crianças falantes do português se beneficiam do conhecimento do nome das letras quando objetivo é a tentativa de escrita, mesmo quando a equivalente entre o nome da letra e o som ouvido são parciais ou incompletas.

Então ao conhecer o nome das letras, reconhecendo seu som fonologicamente e trabalhando a compreensão da palavra impressa, temos três (3) demonstrações de como essas crianças utilizam seus conhecimentos, observando os resultados das pesquisas feitas sobre o princípio alfabético e análise da consciência fonêmicas.

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